terça-feira, 6 de agosto de 2019

O que é Mindfulness?

Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as técnicas e práticas de “Mindfulness” (“Meditação Mindfulness”), e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina. “Mindfulness” (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em português) é um termo que pode designar um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais.

O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Trata-se de parar e estar presente.

Para se “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo.
A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de casos, por exemplo, em pessoas com níveis elevados de estresse“.

Fonte: Mindfulness Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário