domingo, 20 de março de 2016

Meditação nas Escolas

                                       
    Fonte: Neuro Educação

Para iniciar as práticas de Mindfulness nas escolas é interessante ampliar o projeto para que pais, educadores e as crianças incorporem as práticas de Mindfulness na sua vida. 

Quais as vantagens em usar o Mindfulness nas escolas?

Quando começam a praticar Mindfulness, os professores começam a notar que o nível de estresse excessivo diminuem. Os pais, por sua vez, expressam que se sentem mais tranquilos, compreendem melhor aos seus filhos, escutam com mais paciência e com mais atenção. 
Em ambos os casos, os educadores (pais e professores) ficam mais conscientes da educação. Os professores começam a escutar conscientemente seus alunos e observam melhor suas próprias reações. O professor começa a se perguntar com honestidade, humildade e valentia questões como: "Por quê fico nervoso com este aluno?" "O que realmente eu sinto quando meus alunos não prestam atenção nas minhas aulas ou não fazem as tarefas?" "Por quê me sinto tão inseguro com esse grupo?"
O Mindfulness ou a prática da atenção plena na educação não se refere somente à prática da meditação (que já é uma grande ferramenta), mas que também convida a essa auto-reflexão do papel de educador. 

Que benefícios o Mindfulness contribui aos escolares?

Quanto às crianças, elas vão se dando conta do que acontece à sua volta, no seu corpo, nas suas emoções e nos seus pensamentos. 
Podem melhorar sua memória a sua concentração, diminuir a impulsividade aumentando o autocontrole, pode potencializar a empatia e a compreensão dos demais e pode ocorrer diminuição do estresse, da agitação e das distrações. Valores como a compaixão, a generosidade e o altruísmo se desenvolvem com mais força, e finalmente, se formam crianças mais seguras e tranquilas. 
Fonte : inspirado na publicação de Patricia Diaz-Caneja Pedagoga, especializada em crianças com problemas de aprendizagem e instrutora de Mindfulness)

Nenhum comentário:

Postar um comentário