quinta-feira, 17 de março de 2016

Práticas Informais de Mindfulness

Bom, faz um tempo que não posto dicas novas...
Estava um pouco estressadas esses dias e seria hipocrisia postar dicas de redução do estresse, quando eu estava uma "pilha". 
Enfim, agora estou equilibrada e vou usar a minha experiência de "semana estressada" para as dicas de hoje!
Como se acalmar?
Sugiro exercícios diários de Mindfulness. E aqui vão algumas dicas de atividades diárias, que diversas vezes executamos de forma mecânica, automática e inconsciente. A partir de agora, sugiro que ao realizar alguma destas atividades, foque e preste atenção no que você está fazendo.
Tomando banho:
Esta é uma das melhores atividades diárias para praticar Mindfulness, pois além de ser uma atividade prazerosa e ralaxante, ela proporciona uma série de estímulos e sensações, que na maioria das vezes não percebemos por tomarmos banho mecanicamente enquanto nossa cabeça está em qualquer outro lugar.
Ao tomar banho sinta a temperatura da água, sinta o toque das gotas do chuveiro caindo sobre o seu corpo e escorrendo por ele, observe cada sensação e cada movimento realizado. Nestes momentos não julgue a temperatura da água em boa ou má, simplesmente sinta. Observe o sabonete em contato com a sua pele, os movimentos verticais ou circulares, a espuma, o cheiro do sabonete e/ou xampu. Observe também como durante o banho sua mente vai para longe do momento presente, nestes momentos, apenas observe o processo de como sua mente trabalha e escapa do presente e retorne a sua experiência de tomar banho de forma completamente consciente, observe o que você está fazendo no momento, toda vez que sua mente for para qualquer outro lugar, gentilmente traga-a para o aqui e agora, consciente de cada movimento e sensação.
Escovando os Dentes:
Este exercício também é interessante para a prática informal de Mindfulness, pois assim como qualquer outra atividade, você poderá fazê-la de forma consciente. Sinta as cerdas da sua escova de dente sobre os seus dentes, sinta o gosto da pasta de dente e o ardor em alguns pontos das suas papilas gustativas, observe em que região da sua língua elas são ativadas. Sinta as cerdas da sua escova enquanto você escova a sua gengiva, a língua, experiencie cada sensação. Foque em cada movimento e sensação.
Os exercícios acima são uma coletânia de exercícios sugeridas pelo Professor de Psiciologia John P. Forsyth, Ph. D da University at Albany, Suny, mas que também podem ser encontrados em diversos livros sobre ACT, como Get Out of Your Mind & Into Your Life. A tradução foi adaptada por  Airamaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário