Mahavatar Babaji resgatou a Kriya yoga e a repassou, nas montanhas dos Himalaias, ao seu discípulo direto Lahiri Mahasaya. Este, por sua vez, transmitiu tais ensinamentos a Swami Sri Yukteswar. Yogananda, passou cerca de dez anos aprendendo este conhecimento com seu mestre Yukteswar até que se fizesse cumprir o que já era sabido no passado: a ida à América do Norte para apresentar, em sua linguagem, toda a ciência da meditação.
Yogananda foi para os Estados Unidos em 1920, com destreza e sensibilidade, logo reuniu multidões para falar sobre meditação, o despertar da consciência que habita todo ser, e para ensinar as técnicas científicas de meditação iogue aos ocidentais. Sentindo necessidade de assegurar a pureza desses ensinamentos, Yogananda fundou – em 1920 – a Self-Realization Fellowship, organização que até hoje divulga seus discursos e escritos na forma de livros e por meio de lições.
A globalização acabou por estreitar os extremos do planeta e as décadas subsequentes do século XX foram marcadas pelo grande interesse pela Yoga e outras práticas orientais no continente americano. Lançado em 1946, o livro Autobiografia de um Iogue – a narrativa da trajetória espiritual de Yogananda, com passagens de profunda devoção mescladas a casos de humor, acabou por tocar inúmeras pessoas, que decidiram se aprofundar em seus ensinamentos e a segui-lo como seu mestre.
O documentário "Awake - A vida de Yogananda" preza pela qualidade da apuração – foram, aproximadamente, três anos colhendo depoimentos e informações para compor este material que, com qualidade técnica, refinado tratamento de imagens antigas e trilha impecável, acabam por despertar no espectador um sincero respeito por esta notável figura, pela ciência da Yoga e da meditação.
Fonte: Cultura da Paz
Trailer do documentário Awake - A vida de Yogananda:
Nenhum comentário:
Postar um comentário