domingo, 31 de janeiro de 2016

Mais um pouco sobre Mindfulness


Há quase quatro décadas, a psicóloga de Harvard Ellen Langer estuda como a atenção no que está acontecendo no presente pode mudar os profissionais.

Os estudos da professora apontam que, quando não estamos observando e sentindo cuidadosamente, é como se não estivéssemos presentes nas situações que vivemos. 

"A consequência é que sempre perdemos oportunidades".
Ellen é autora de 11 livros e mais de 200 artigos sobre o tema. Ela defende que mudanças simples, como aprender a perceber ativamente novidades e prestar atenção ao que ocorre ao redor pode ter impactos transformadores. 
"O estresse é o inimigo do foco"
"Todos estamos sofrendo com a desatenção", diz Ellen. 
De acordo com ela, existe uma dependência excessiva em conhecimentos pré-estabelecidos no passado. Isso deixa pouco espaço para pensar no novo. É como se o passado sempre determinasse o presente. 
"A consciência plena é algo muito simples, basta reparar nas coisas novas e fazendo isso você já está no presente. Você sente mais vivo, com folego de verdade." 
Segundo Ellen, é preciso se libertar dessa "mente restrita" para acompanhar a mudança do mundo. Ela ainda complementa, que se aumentarmos a visão plena das coisas, vamos aumentar nosso bem estar e saúde.        
Mas como ficar no presente se você precisa prever o futuro o tempo todo? 
Bem, achar que você pode prever o futuro é uma ilusão, diz a professora. Se tornarmos o presente importante, não teremos que nos preocupar com o futuro...
Fonte: Revista Época Negócios.
Como diz meu professor de Mindfulness: esses são alguns dos "efeitos colaterais" da prática de Mindfulness! Particulamente, estou amando esses "efeitos colaterais" na minha vida rsrs ♥

Fonte: Academia Brasileira de Mindfulness

Nenhum comentário:

Postar um comentário