terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mindfulness e a redução do estresse


Hoje vou escrever sobre uma das principais aplicações do Mindfulness como técnica e terapia clínica para a redução do estresse.  No final da década de 1970 Jon Kabat-Zinn e colegas (Universidade de Massachusetts, Estados Unidos), desenvolveram um programa de redução do estresse em grupo baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction).
O MBSR, citado também na literatura como “clínica de estresse”, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas e pacientes acometidos com condições clínicas associadas a níveis prejudiciais de “estresse”.
O MBSR é estruturado como um programa de oito semanas, em que os participantes se reúnem semanalmente para vivências de técnicas de “mindfulness” e meditação. Aos participantes também são dadas atribuições para serem implementadas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente. 
Após a conclusão do programa de oito semanas, sugere-se que os participantes continuem praticando as técnicas sozinhos ou em grupos, e em seus próprios ambientes (em casa ou no trabalho), o que pode criar um efeito de sustentabilidade importante para a promoção da saúde.
Fonte: Mente Aberta

2 comentários:

  1. Camila

    Vale a pena a utilização de medicamentos em depressão leve a moderada, para reduzir o estresse? Sou um professor aposentado por laudo médico com diagnóstico de Ansiedade Generalizada (Estresse crônico).

    Boa iniciativa a sua.

    Cláudio. www.verevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudio! Então, nesse espaço vou tentar abordar mais o estímulo às mudanças comportamentais para contribuir na prevenção de agravos e promoção à saúde! Entretanto, para tentar elucidar um pouco a questão levantada por você faço a observação de que depende do quadro clínico do indivíduo, o qual deve ser abordado de acordo com as suas particularidades!

      Excluir