sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tai Chi e a Redução do Estresse



      Fonte da imagem: Notícias Naturais

"Paz é não permitir que o barulho de fora atormente o silêncio de dentro."

"太 極 拳 a meditação em movimento."

Particularmente, o Tai Chi Chuan foi a minha porta de entrada para o contato com as práticas meditativas, por me considerar uma pessoa muito ativa e por vezes "agitada", eu olhava para as pessoas praticando e pensava: "isso não é pra mim". Entretanto, um dia decidi participar de uma aula no parque e percebi que durante a prática fiquei extremamente concentrada e após a aula me senti tranquila e relaxada. 

Na prática do Tai Chi, a atenção da pessoa é desviada de suas atribuições cotidianas e direcionada para o seu corpo. Com isso, além de afastar o foco dos pensamentos que a conduzem a estados mentais mais tensos e desgastantes, o Tai Chi a leva a perceber melhor a sua própria condição corporal, aprendendo como ouvir e interpretar seus sinais de desarmonia e recuperar o equilíbrio.
Outro aspecto relativo à redução do estresse reside na ação não-intencional, isto é, na prática do Tai Chi, a única meta do praticante é realizar corretamente os movimentos, coordenando-os com sua respiração e mantendo o relaxamento, sem preocupação de obtenção de índices ou competição.
Essa postura de não-intencionalidade está de acordo com os princípios taoistas que originaram o Tai Chi, fundamentando-o filosoficamente. Por meio do exercício da não-intenção, o praticante também diminui seus níveis de ansiedade pela obtenção de resultados.  Quanto mais desprendido desses anseios, mais o praticante usufrui os benefícios do “estar presente” na sua prática.
Fonte: ARAUJO, N.

E VALE LEMBRAR QUE TODO DOMINGO (EXCETO EM DIAS DE MUITA CHUVA) TEM AULA DE TAI CHI ABERTA AO PÚBLICO.
CIDADE: Uberlândia - MG
LOCAL: Parque do Sabiá (segunda entrada)
HORÁRIO: 9:00hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário