A palavra Yoga, de origem sânscrita, tem vários significados, entre eles: “ungir”, “atar”, “integrar”. Ela deriva da raiz sânscrita yuj que quer dizer “unir”. Segundo o pensamento yogue, o corpo é o nosso “instrumento de ação”, e a mente nosso “instrumento de percepção”.
Quando nossos instrumentos estão em afinados, cuidados, sadios e em harmonia, gozamos de boa vitalidade e inteligência.Uma das propostas do yoga é aprimorar e refinar esses instrumentos, pois um corpo saudável e uma mente livre e focada potencializa nossa capacidade de realização na vida.
Segundo alguns autores o yoga pode ser definido como um sistema de disciplina integral, isto é, disciplina não somente do corpo e da mente ou do intelecto, mas também do espírito interior. Yoga é uma antiga técnica de promoção da saúde por meio de exercícios, regulação da respiração e meditação.
A qualidade de vida é um estado de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças. Assim, as alterações na qualidade e no estilo de vida têm retorno direto sobre a saúde, em qualquer estágio da vida ou condição preexistente de saúde.
Todavia a longevidade aliada ao bem-estar é um dos desafios da medicina moderna. Portanto, merecem atenção o papel da meditação, yoga, espiritualidade etc. na prevenção de doenças em vários níveis.
Dentre outras práticas já abordadas aqui no blog o yoga destaca-se como um opção interessante para auxiliar na redução dos níveis de estresse.Há diversas linhas e métodos de yoga, com ênfases, abordagens e propostas para diferentes gostos, características e interesses pessoais, mas com um objetivo comum: a harmonia plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário