sexta-feira, 4 de março de 2016

Evite agir por impulso...


Quando passamos por uma situação muito estressante ou por algum problema no trabalho, diversas vezes, temos vontade de "reagir" imediatamente para tentar solucionar o problema ou mesmo discutimos com pessoas próximas (que talvez não tenham nenhuma relação com a situação). Na maioria das vezes é a raiva, a indignação ou mesmo o estresse "falando por nós".

Mas o que fazer?

A sugestão é que quando estiver com raiva, primeiramente, inspire e expire profundamente, antes de reagir. Cuidado com o que você diz quando está nervoso, pois nem sempre você se sentirá do mesmo modo quando se acalmar e pensar sobre a situação. 

O segundo passo é tentar se afastar por alguns minutos ou o tempo que julgar necessário da fonte que causou o estresse excessivo. 

Em seguida, é importante a aceitação das suas emoções, como raiva, indignação, revolta... 

Não há motivos para se envergonhar da raiva e do fato de senti-la.

Pense que algumas vezes a raiva é justificada e precisa ser liberada. 

Entretanto, lembre-se de que existem modos produtivos de se fazer isso que não envolvem brigar com os outros.

Observe como essa emoção transforma seu corpo. Seu coração está acelerado? Você está ofegante?  Está tremendo? Apenas observe essas sensações, sem críticas ou julgamentos. 

Quando se sentir preparado, vamos para os próximos passos:

  • Você pode encontrar um modo de escape criativo, como escrever ou desenhar, onde você possa "gastar sua energia". Os hobbies também podem ajudar a melhorar o seu humor e permitem que você canalize a energia que normalmente gastaria em problemas que não conseguiu resolver;
  • A meditação também é um modo útil de aliviar o estresse e/ou a ansiedade, os quais diversas vezes são precursores da raiva; 
  • Tente ouvir músicas que acalmem sua mente (até mesmo cantar embaixo do chuveiro pode ajudar); 
  • Evite as situações que o deixarão nervoso até esfriar a cabeça;
  • Se possível, vá até algum lugar calmo para respirar profundamente, meditar e relaxar.

Quando estiver pronto pense sobre o problema que te deixou irritado e tente encontrar uma solução para o mesmo com tranquilidade, se julgar necessário, compartilhe com um familiar ou amigo de confiança para ajudá-lo ou mesmo para desabafar.

Por fim, caso você perceba que não está conseguindo administrar a raiva de forma eficaz é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde qualificado para que seja feito a investigação diagnóstica, a fim de garantir o tratamento adequado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário