Durante as últimas décadas vários estudos têm demonstrado os benefícios do programa de Mindfulness para redução de estresse e para o desenvolvimento emocional baseado em técnicas de mindfulness (MBSR) em adultos.
O MBSR foi adaptado para crianças e adolescentes pela Dra. Amy Saltzman (Médica de Medicina Interna, Instrutora de Mindfulness, fundadora e directora da Associação de Mindfulness na Educação, E.U.A.) e Dr. Phillipe Goldin (Universidade de Standford, E.U.A.) demonstrando excelentes resultados em termos de concentração, atenção, desempenho cognitivo, ansiedade, depressão, aceitação pessoal e interação social.
As crianças e adolescentes que completaram os programas de Mindfulness demonstram:
- Maior capacidade de atenção durante as aulas;
- Aumento da consciência do seu corpo, dos seus pensamentos e de suas emoções, o que aumenta a capacidade de gestão emocional e mental perante situações de estresse e desafio;
- Melhoria nas relações interpessoais entre alunos: aumento da compaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullying;
- Melhoria de sintomas como hiperatividade e déficit de atenção, depressão, estresse, ansiedade, agressividade e impulsividade.
No mundo atual, muitas vezes, as crianças e adolescentes também ficam sob estresse excessivo diário, em geral, associados às exigências acadêmicas, atividades extracurriculares, relações interpessoais na escola, relações familiares e as exigências tecnológicas que constantemente estimulam os jovens causando elevados níveis de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade e em alguns casos diminuição na capacidade de atenção e do desempenho cognitivo.
Desse modo, os cursos de Mindfulness para crianças e adolescentes desenvolvidos por entidades competentes permitem ensinar aos jovens a lidarem com as mudanças, estresse excessivo, as desilusões e as emoções fortes de uma forma eficiente e construtiva.
Estes programas podem ajudar a reduzir a agitação diária das suas vidas, a tomar decisões mais conscientes e a viver no presente sem julgamento ou crítica.
Fonte: Ser Integral
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